Olá Navegante,
Confessamos uma certa dificuldade inicial em definir como nos dirigir a você que nos lê: para ser politicamente correto, recomenda-se usar os dois gêneros (masculino e feminino). Assim, para se referir à figura do leitor, deveríamos inciar: "olá leitor e leitora", ou "olá amigo e amiga". Poderíamos também nos dirigir no plural com um simples "olá queridos leitores". Mesmo no plural, há policiamento, então teríamos que emendar "queridas leitoras". Sinceramente, fica um negócio feio e chato. Repetitivo. Acreditamos que essa dificuldade só exista na nossa língua portuguesa. Tudo exige o gênero.
Quando traduzimos para outras línguas (inglês por exemplo), fica sem sentido. Então pensando globalmente e utilizando uma linguagem que todo mundo compreende, vamos adotar o bordão "Olá Navegante". Assim estaremos resolvendo a questão politicamente correta da forma de tratamento, como as palavras "presidente" e "dentista" que não variam de gênero.
Estaremos sempre nos dirigindo a você no singular. Você pode ser homem ou mulher, jovem ou adulto, brasileiro ou estrangeiro, mas será sempre nosso navegante.
Bem-vindo à bordo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário