terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, ORAI POR NÓS !

Minha Nossa Senhora da Conceição, este é mais um chamado, como tantos outros,
nestes teus dias de festa. Eu sei que estás muito ocupada, em atender a todos os pedidos e orações de teu povo. Mas vamos nos permitir relaxar um pouco, deixar as formalidades para os momentos formais e ter uma conversinha de pé de ouvido, de mulher para mulher.

Na condição de santa, sabes melhor do que ninguém, como anda teu povo. A ti ninguém engana: estás vendo tudo daí de cima. E ser padroeira de uma comunidade numa das regiões mais pobres do país, é uma responsabilidade muito grande. Tarefa para santo. Porque os políticos, que atualmente resolveram assumir este papel divino, falam muito, fazem pouco e não resolvem nada.

Daí o desespero do povo. Porque, minha santa, o povo não agüenta mais. A exploração do trabalho e a manipulação do homem estão aumentando assustadoramente e o pessoal vai ficando cada vez mais pobre. E você sabe, minha santa, que eu não estou falando somente de pobreza material: comida para matar a fome, roupa para vestir, casa para morar, saúde para viver melhor (e nem ouso citar aqui uma cervejinha, de vez em quando, que ninguém é de ferro); eu estou falando de pobreza moral e afetiva.

Porque eu estou assustada, muito assustada mesmo. E vou transformar esta nossa conversa em um pedido de socorro. Afinal, não é para isso mesmo que servem as santas, ainda por cima padroeiras ?

Olhe pelos jovens. Mesmo que não a procurem, olhe por eles, não para tirá-los do caminho em que estão, mas para mostrar-lhes a infinidade de caminhos que eles têm à sua frente. Ensine-os novamente a sonhar. E dê-lhes segurança, coragem e integridade para viver pelo seu sonho.

Desculpe-me pela imensidão da tarefa que estou lhe passando. Mas sabemos, ambas, que não tem outro jeito. Para isso, estou à sua disposição.
Faça de mim um instrumento de criação e revolução de vida.
Amém.

Helena Straus
publicado em Folha de Colinas/Maranhão, em novembro de 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário